Capa do Artigo Princípio de Medição do Tamanho de Partículas: Método de Dispersão Dinâmica de Luz

Princípio de Medição do Tamanho de Partículas: Método de Dispersão Dinâmica de Luz

Por: Dafratec | Em 04/03/2025 | Artigo
Compartilhar:

Princípio de Medição do Tamanho de Partículas: Método de Dispersão Dinâmica de Luz

O método de Dispersão Dinâmica de Luz (Método de Correlação de Fótons) é utilizado para a medição do tamanho de partículas. As partículas dispersas em uma solução estão sujeitas ao Movimento Browniano , que é mais lento em partículas maiores e mais rápido em partículas menores. Quando um feixe de laser incide sobre as partículas em movimento browniano, a luz espalhada pelas partículas apresenta flutuações correspondentes a cada partícula individual. Essas flutuações são observadas pelo método de detecção de fótons tipo pinhole, permitindo o cálculo do tamanho das partículas e de suas distribuições.

Princípio de Medição do Tamanho de Partículas: Método de Dispersão Dinâmica de Luz - Analisador de Nanopartículas e Potencial Zeta  - ELSZneo

Procedimento de Análise

Analisador de Potencial Zeta  - ELSZneo - Procedimento de Análise | Dafratec

Medição do Potencial Zeta: Método de Dispersão de Luz Eletroforética

A medição do potencial zeta é realizada utilizando o método de Dispersão de Luz Eletroforética (Método Doppler a Laser). Em geral, partículas coloidais possuem carga eletrostática positiva ou negativa. Ao aplicar campos elétricos na dispersão das partículas, estas migram em direções opostas. Quando as partículas em migração são irradiadas, a luz dispersa causa um deslocamento Doppler, que depende da mobilidade eletroforética, caracterizando o Método Doppler a Laser.

Analisador de Potencial Zeta  - ELSZneo - Princípio da Medição de Potencial Zeta | Dafratec

Vantagem da Medição de Eletro-Osmose

A eletro-osmose é o fluxo de líquido que ocorre dentro da célula durante a medição do potencial zeta . Se a parede da célula estiver eletricamente carregada, os íons contrários no meio migram em direção à parede da célula. Esse fenômeno ocorre quando os íons contrários migram para um eletrodo na parede da célula e para outro eletrodo próximo ao centro da célula. Medindo a mobilidade eletroforética aparente e analisando a eletro-osmose, é possível obter a camada estacionária correta, considerando a célula tingida, e calcular o potencial zeta correto utilizando a equação Mori-Okamoto.

Analisador de Potencial Zeta  - ELSZneo - Vantagem da Medição de Eletro-Osmose | Dafratec

Uobs(z)=AU0(z/b)2+⊿U0(z/b)+(1-A)U0+Up

z: Distância do centro da célula

Uobs(z): Mobilidade aparente em (z) dentro da célula

A=1/[(2/3)-(0.420166/k)]

k=2a e 2b são respectivamente o comprimento horizontal e vertical da fase quadrada da célula. Aqui a>b.

Para cima: Verdadeira mobilidade das partículas

U0: Mobilidade média nas paredes superior e inferior

⊿U0: Desnível de mobilidade nas paredes superior e inferior

Analisador de Potencial Zeta  - ELSZneo - Análise | Dafratec

Eletro-Osmose para Análise de Múltiplos Componentes

A medição aparente da eletro-osmose em múltiplos pontos dentro da célula permite a verificação da repetibilidade do potencial zeta e a determinação de ruídos ou picos durante a análise.

Analisador de Potencial Zeta  - ELSZneo - Eletro-osmose para Análise de Múltiplos Componentes | Dafratec

Célula de Superfície Plana para Amostras Sólidas

A célula de superfície plana é configurada com uma célula de quartzo em formato de caixa, onde uma amostra de superfície plana é fixada. A medição da mobilidade eletroforética aparente das partículas monitoradas em várias posições verticais dentro da célula permite analisar a mobilidade da eletro-osmose na superfície sólida. Essa análise é utilizada para calcular o potencial zeta.

Analisador de Potencial Zeta  - ELSZneo - Célula de superfície plana para amostra sólida | Dafratec

Medição de Potencial Zeta em Célula de Alta Concentração

Antigamente, era difícil medir amostras muito concentradas ou coloridas devido ao efeito de espalhamento múltiplo ou absorção. Atualmente, a célula padrão da série ELSZ permite medir uma ampla gama de concentrações de amostras. Além disso, o potencial zeta de amostras muito concentradas pode ser medido pelo método FST.

Analisador de Potencial Zeta  - ELSZneo - Princípio de Medição do Potencial Zeta Utilizando Célula de Alta Concentração | Dafratec

Peso Molecular: Método de Dispersão de Luz Estática

método de Dispersão de Luz Estática é amplamente reconhecido como uma técnica conveniente para determinar o peso molecular absoluto. O peso molecular é calculado a partir do valor absoluto da luz dispersa obtido ao irradiar partículas coloidais. Em termos simples, partículas maiores causam um espalhamento mais forte, enquanto partículas menores causam um espalhamento mais fraco. Na prática, a intensidade do espalhamento também depende da concentração da amostra. O gráfico de Debye é criado ao plotar a concentração no eixo horizontal e Kc/R(θ), que é equivalente ao número recíproco da intensidade de espalhamento, no eixo vertical, após medir as intensidades de espalhamento em concentrações variáveis.

Analisador de Potencial Zeta  - ELSZneo - Método de Dispersão de Luz Estática | Dafratec

Como a dependência angular da intensidade de dispersão aparece na grande amostra de peso molecular, a medição da intensidade de dispersão em ângulo variável (θ) proporciona maior precisão na medição do peso molecular e do raio de giração, que é a bitola de dispersão molecular. Quando medido em ângulo fixo, inserindo o rádio de giração esperado, corrigindo como uma medida dependente do ângulo, a precisão do peso molecular é melhorada.

Analisador de Potencial Zeta  - ELSZneo - Dependência angular da intensidade de dispersão | Dafratec



Outros Artigos