Análise de Nanopartículas ZetaView Basic
Zetaview Basico Pmx 120 667c602b9dd0f Zetaview Basico Pmx 120 667c602b9df77 Zetaview Basico Pmx 120 667c602b9e0d2 Zetaview Basico Pmx 120 667c602b9e1de Zetaview Basico Pmx 120 667c602b9e32b Zetaview Basico Pmx 120 667c602b9e40a

Análise de Nanopartículas ZetaView Basic

Fabricante: Particle Metrix
O ZetaView Basic é a solução avançadas para visualização, contagem, concentração, tamanho de nanopartículas e Potencial Zeta

Descubra as Funcionalidades e Benefícios do Equipamento ZetaView

Este elegante e aprimorado instrumento oferece os benefícios exclusivos da Particle Metrix em um formato portátil e compacto.

O equipamento ZETAVIEW® utiliza os clássicos princípios da micro-eletroforese e de movimentação Browniana para avaliar partículas coloidais e estudar seu comportamento de interface. “Seeing is believing” é o princípio utilizado pela técnica NTA “Nanoparticle Traking Analysis” ou Análise por Rastreamento de Nanopartículas.

Esse incrível equipamento pode visualizar, medir tamanho e concentração, condutividade e temperatura além de determinar o potencial zeta e a mobilidade eletroforética de qualquer tipo de nanopartículas em suspensão. Fluorescência também pode ser uma opção: o ZetaView® é capacitado para a análise de partículas marcadas com pontos quânticos fluorescentes.

Este equipamento tem uma grande variedade de aplicações, incluindo o estudo de agregação de proteínas, exossomos e microvesículas, lipossomos e micelas, “Drug Delivery systems”, vírus e vacinas, tintas e pigmentos, nanotoxicologia, minerais e argilas, emulsões, polímeres, nanobolhas, ácidos húmicos, nanomaterias, nanotubos de carbono, nanopartículas magnéticas, entre outras.

Características e Benefícios

  • Pode-se escolher 7 tipos de laser com diferentes potências e comprimentos de onda
  • Fácil limpeza da câmara de amostra
  • Auto-foco
  • Controle de temperatura
  • Analisa até 11 diferentes pontos da célula de amostra aumentando assim a exatidão e estatística do resultado da análise e auto escaneamento em até 100 sub-volumes.
  • Auto alinhamento
  • Caixa Anti-vibração
  • Exatidão e precisão
  • Equipamento compacto e leve
  • Verificação de qualidade múltipla

Faixa de Medição de tamanho: Depende do índice de refração da amostra, do comprimento de onda e da potência do laser escolhido. O limite mínimo de detecção de tamanho começa a partir de 10 nm, para partículas de ouro, e pode chegar até 40 nm para partículas com um menor espalhamento de luz. Desde que na amostra não ocorra sedimentação ou flotação, o limite máximo para medição de potencial zeta pode ser até 50 mm e para análise de tamanho 3 mm.

Contagem de partículas a partir da avaliação dos frames dos vídeos: A concentração de partículas é determinada pelo número de partículas observado por frame. O limite mínimo de concentração que pode ser detectado é 105 partículas por cm³, e o máximo é 1010 p/cm³. Em concentração por volume, pode ser detectado mais de 1000 ppm de partículas com tamanho de 200 nm.

Medições fáceis e rápidas (em comparação com a microscopia eletrônica)

Adequado para amostras de baixa concentrada e polidispersas (em alguns casos isso é um problema para a técnica DLS).

No ZetaView® é possível diferenciar o tamanho de populações distintas, inclusive pode-se acompanhar a variação granulométrica em função da instabilidade da amostra, que pode provocar aglomeração ou dispersão.

ZetaView® Equipamento de Análise de Nanopartículas

Fig. 1 – Alta resolução do equipamento demonstrada pela nítida diferença dos perfis de distribuição de pós com tamanhos diferentes.

Teoria e Método

A luz do laser é direcionada no ponto focal da lente do microscópio a um ângulo de 90º. A intensidade da luz espalhada ilumina as partículas cujo brilho é capturado por uma câmera de vídeo.

Layout Óptico do ZetaView® para Rastreamento de Nanopartículas

Fig. 2 – Layout óptico do rastreamento automático do espalhamento de laser de partículas, realizado pelo ZetaView® utilizando o “Zeta Focus” para o controle de sincronização do laser e do foco do microscópio. Não é necessário nenhum ajuste óptico do microscópio.

A movimentação das partículas é observada de forma direta e individual.

O tamanho de partícula é calculado, seguindo a equação de Stokes – Einstein, a partir da constante de difusão translacional, que é determinada pela observação direta do movimento Browniano.

Princípio de Determinação do Tamanho de Partícula com ZetaView®

Fig. 3 – Princípio de determinação do tamanho de partícula.

Se um campo elétrico é aplicado ao sistema, a mobilidade eletroforética individual das partículas é determinada e o Potencial Zeta pode ser calculado usando as equações de Smoluchowski ou Henri.

Princípio de Determinação da Mobilidade Eletroforética e Potencial Zeta

Fig. 4 – Princípio de determinação da mobilidade eletroforética e do potencial zeta.

Qualidade de análise

Cargas iônicas presentes nas paredes das células podem criar um efeito eletro-osmótico na amostra: considerando a superfície da célula de quartzo aniônica, os cátions presentes na solução tentarão compensar esta carga. Após a aplicação de um campo elétrico a parte externa da nuvem iônica, então, irá se mover em direção ao cátodo, ao longo das paredes da célula, empurrando o líquido com ela. No meio da célula, esta movimentação será contrária provocando um fluxo eletro-osmótico.

Na camada em que o líquido inverte a direção, a velocidade eletro-osmótica é zero (posição estática), permanecendo apenas a velocidade eletroforética.

O ZetaView® analisa a mobilidade eletroforética em diferentes alturas da célula e permite a determinação deste efeito eletro-osmótico. Embora a mobilidade eletroforética não dependa da polaridade das cargas presentes nas paredes da célula, a determinação do perfil eletro-osmótico é uma ferramenta muito importante para a avaliação da qualidade de análise, pois ajuda na verificação de depósito de material ou presença de bolhas nas superfícies da célula.

Estes efeitos são automaticamente controlados pelo auto alinhamento e pelo método “Zeta Focus”. O software separa as contribuições da eletroforese e da eletro-osmose.

Análise de Potencial Zeta com ZetaView®

Fig. 5 – Verde: Al2O3 com potencial zeta de +50 mV e superfícies da célula cationicamente recoberta; Vermelho: poliestireno com potencial zeta de -25 mV (as superfícies estão neutras); Azul: poliestireno com potencial zeta de -40 mV e superfícies da célula aniônicas.

A condutividade é outro agente importante no sistema. O ZetaView® também permite o seu monitoramento automático durante a aquisição de dados.

Interdependência entre Condutividade, Potencial Zeta e Distribuição de Tamanho de Partículas

Fig. 6 – Interdependência entre condutividade, potencial zeta e distribuição do tamanho de partículas, demonstrado com exossomos.

Webinar da técnica Nanoparticle Tracking Analysis (NTA) com o ZetaView
Caracterizando exossomos com Zetaview

Boletins

Potencial Zeta
Eletroforese e Eletro-Osmose
Fluorescência
Caracterização de Vesículas Extracelulares

Videos